sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Rinaldo Cardoso Ferreira: líder, engajado e amigo

por Ricardo de Almeida*

Comecei a conviver com Rinaldo no longínquo ano de 1980. Na ocasião, ele era o coordenador do Centro de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco, pertencente à Fundação de Ensino Superior de Pernambuco (FCAP/FESP), hoje Universidade de Pernambuco (UPE). 

Sob seu comando, a pós-graduação da FCAP já era reconhecida pela qualidade dos seus cursos. Mas era preciso desenvolver a Pesquisa e a Extensão para consolidar o potencial técnico e científico da Faculdade. 

Eu e Sérgio Buarque fomos convidados para dividir essa tarefa com ele. Sérgio assumiu a Pesquisa e a Extensão ficou sob minha responsabilidade, tudo com a supervisão de Rinaldo. 

Para enfrentar o desafio de tornar a FCAP uma instituição relevante e socialmente legitimada era preciso trazer para o centro da Instituição os problemas reais da sociedade. 

Estruturamos a Extensão em três grandes eixos: Extensão Universitária, Extensão Cultural e Assistência Técnica. 

Na Extensão Universitária desenvolvemos um conjunto de seminários, sendo um dos mais relevantes o “Seminário Internacional sobre Disparidade Regional” quando reunimos durante cinco dias, 24 especialistas do Brasil e da Itália para fazer um estudo comparativo entre o Nordeste do Brasil e o Mezzogiorno da Itália. Também nessa área, realizamos várias publicações e cursos de curta duração com os melhores quadros do Brasil e do exterior. Para isso, fizemos parcerias com instituições da França, da Itália, da Alemanha e da Venezuela por exemplo. 

Na Extensão Cultural um bom exemplo foram as exibições de cinema, sempre seguidas de debates. Entre tantos filmes pessoalmente selecionados por nós, destaco “Tempos Modernos”, de Charlie Chaplin, cuja exibição foi seguida de um debate sobre as mudanças nos processos de trabalho decorrentes da evolução tecnológica. 

No campo da Assistência Técnica, mobilizamos um conjunto de estudantes do nosso quadro e experientes profissionais do mercado, e desenvolvemos dezenas de trabalhos de consultoria para instituições públicas e privadas. 

Fico feliz de, ao lado de Rinaldo e de outros dedicados docentes e técnicos, ter contribuído para a história e para o prestígio da FCAP. 

Mas Rinaldo não era só FCAP. Em 1986, Jarbas Vasconcelos foi o primeiro prefeito eleito do Recife pelo voto popular, depois do obscurantismo do Regime Militar. E Rinaldo foi convocado para a Diretoria de Administração e Finanças da então Empresa de Urbanização do Recife (URB), junto com o engenheiro Jaime Gusmão, que assumiu a presidência daquela empresa pública tão importante para a cidade. 

Também aí, tive o privilégio de servir junto com ele, e coordenei um grande processo de adequação e planejamento estratégico da instituição. 

Toda essa jornada profissional nos fez desenvolver uma amizade pessoal. Durante anos, cultivamos o hábito de pelo menos um “almoço de fim de ano”, sempre regado com boa conversa e esperança de dias melhores. 

Esse é o Rinaldo com quem convivi: líder, engajado e amigo. 

Descanse em paz! 

*Ricardo de Almeida é Sócio-fundador da TGI Consultoria

 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial