sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Rinaldo Cardoso: Exemplar Mestre Agregador

 

Por Mauro Ferreira Lima

Não me foi difícil escrever sobre nosso inesquecível colega e amigo Rinaldo. Tudo nele era tão explícito que, o que tenho de recordações da minha convivência com este profissional e amigo, aqui me flui fortemente.

Seu semblante transmitia sempre uma leve e perene aura de tranquilidade, paz e serenidade.

Rinaldo foi uma pessoa grandiosa e marcante até pela sua sobriedade. Leitor Voraz, acumulou um universo de conhecimentos amplos e plurais que partilhava prazerosamente com colegas e amigos do seu ampliado entorno.

Assim escrevo porque fiz parte desse seu profícuo e caloroso entorno.

Face a isso, escrever sobre esse grande amigo e colega de ensino superior, que já partiu, é um exercício de estímulo à minha memória transbordante de profunda saudade.

Ele não era apenas uma presença edificante nas salas de aulas. Nos corredores da Faculdade de Administração da UPE era sempre prazeroso encontrá-lo.

Era um companheiro de jornada sempre disposto a chegar junto aos que o cercavam. Compartilhou sempre a sólida base cultural que acumulou durante anos e anos de incursão e estada no vasto e complexo campo do conhecimento.

Carregava consigo uma formidável e única sabedoria, não apenas obtida nas centenas e centenas de livros que teve acesso, mas na vivência de um cotidiano pleno de ensinamentos.

Era aprendiz contumaz e encarava a vida como fonte de solidificação e avanço deste seu característico traço de personalidade.

Seus gestos de solidariedade para os que com ele conviveram, era um traço explícito do seu modo de ser. Era o tipo de pessoa que se podia contar para aliviar desafios e dramas pessoais, mas, também para desfrutar de constantes momentos de alegrias e desconcentração no cotidiano universitário.

Lembrar dele traz à tona projetos desenvolvidos em conjunto e horas de estudos de artigos e textos que selecionávamos para análise e discussão.

Afinal, de cada episódio de estudo partilhado comemorávamos as conquistas e os avanços obtidos. Reforçava, assim, seu dom de tornar os momentos acadêmicos sempre mais leves e descontraídos.

Mesmo após sua partida, continua vivo nas estórias, nas lembranças e no legado que deixou em cada um de nós. Seu impacto vai além do que Conseguimos dele usufruir. Deixou uma marca nas nossas vidas e, por isso, será sempre lembrado com carinho e gratidão.

Por último, aqui resumo, em apenas uma palavra, o que Rinaldo representou para os que com ele conviveram: companheiro MAGNÂNIMO

! SEMPRE!!!

Mauro Ferreira Lima é Economista e professor aposentado da Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP/UPE). 


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial